sexta-feira, 4 de novembro de 2016

O mundo do esporte

 Por: Erick Foti/Fotos: Gabriel Molon



A II Semana de Marketing Esportivo ocorre na terça, 8, e quinta-feira, 10. Profissionais do mercado de esportes estarão na Universidade para discutir temas da atualidade na área. Os debates ocorrerão das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sala 102-K. O professor do Departamento de Comunicação Social e coordenador do projeto, Luiz Léo, e o aluno da disciplina de Marketing Esportivo Matheus Paulo Melgaço comentam a programação dos encontros e os objetivos da iniciativa, que foi organizada pelos alunos da disciplina.

Qual o objetivo da II Semana de Marketing Esportivo?

Luiz Léo: Este é um projeto desenvolvido pelos alunos da disciplina de marketing esportivo e coordenado por mim. Tivemos a primeira edição em 2015.2 e temos a proposta de colocar os encontros como parte do calendário anual, trazendo profissionais do mercado de esportes, com ênfase na gestão esportiva, para discutir temas da atualidade. A formatação da Semana de Marketing Esportivo é feita pelos alunos, e eu trabalho junto deles para coordenar e viabilizar o projeto. O verdadeiro espírito da semana é ser uma iniciativa coletiva.

Matheus Paulo Melgaço: O interessante deste encontro é manter o trabalho dos alunos como linha de frente. O professor Luiz Léo nos ajuda com a burocracia e processos que fazem parte da organização desses encontros. O sucesso ou o insucesso da iniciativa se deve ao quanto os alunos se dedicam para realizá-lo.

Como será a programação desta semana?

Matheus: Serão quatro painéis, assim como no ano passado. Na terça-feira, haverá, na primeira mesa, uma discussão sobre o mercado esportivo após a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Teremos também, assim como no ano passado, um painel dedicado aos quatro grandes clubes cariocas e como eles estão vendo os negócios relacionados ao futebol. Na quinta-feira, 10, vamos trazer um painel falando de investimento no esporte, que é um dos displays movedores dessa indústria. Além disso, convidaremos jornalistas de alguns veículos para falar na última mesa sobre a relação entre mídia e esporte.

Luiz Léo: Esses temas têm um universo de assuntos que serão discutidos. Tentamos combinar assuntos mais importantes no momento, com temas que são sempre importantes. Por exemplo, a relação entre a mídia e o marketing é um tema atemporal, porque sem mídia não existe marketing. Os clubes de futebol do Rio de Janeiro são outra temática que nunca ficará ultrapassada. Além disso, mesclamos com temas novos e pontuais. O Rio realizou o maior evento esportivo do mundo, que é a Olimpíada, e fica a discussão do que será do mercado de marketing esportivo após os Jogos.

Como ocorre a participação dos alunos na preparação desses encontros?

Matheus: A participação dos alunos na formatação dos encontros, em como comunicá-lo, vendê-lo, é muito interessante. Além disso, os alunos que não participam da organização, mas têm interesse nessa área, usufruem dos painéis como uma plataforma de networking para pegar o contato de algum profissional inserido no mercado esportivo. Podem surgir novas oportunidades a partir dessa aproximação. Os contatos que fiz na primeira edição me ajudaram bastante para entrar nesse mercado.

Luiz Léo: Não é por acaso que o Matheus está aqui. Ele é uma evidência de como os encontros podem ser eficientes para os estudantes. Na primeira edição da Semana de Marketing Esportivo, ele participou mesmo sem cursar a disciplina. Agora, como aluno da matéria, está ajudando na organização do projeto. Matheus está começando em uma grande agência de marketing esportivo, a Chime Sports Marketing (CSM). É uma prova de que a proposta, de alguma maneira, se realiza. Ele ajudou na primeira edição, fez o networking, se encantou pela área e, agora, está atuando nela.

Publicada em: 04/11/2016Ver matérias da seção: Entrevista

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Plataformas digitais e o mercado de esportes

Por: José Rodrigo Salgueiro/foto: Gabriel Molon



Olímpiada 3.0: como as Plataformas Digitais mudam a Cobertura e o Mercado Esportivo é o tema da mesa-redonda que discutirá sobre os desafios e oportunidades dos meios digitais no jornalismo e no marketing esportivo. O debate vai reunir a repórter do Sportv Marina Izidro, os executivos Eduardo Mansell, do diário Lance!, e Álvaro Oliveira, da CBN, e o diretor de comunicação da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Roberto Falcão. O encontro será mediado pelo jornalista Alexandre Carauta, que apresenta o talk show O Negócio é Esporte, e o publicitário Luiz Léo, ambos professores do Departamento de Comunicação Social. O encontro será na terça-feira, 28, das 9h30 às 12h30, na sala 102-K.

Qual o objetivo da mesa-redonda?

Alexandre Carauta: A ideia é discutir como o consumo crescente de informações nas plataformas digitais se reflete na cobertura jornalística e nos produtos de mídia associados ao mercado esportivo. O pano de fundo do debate são os Jogos Olímpicos do Rio. A iniciativa conjunta das disciplinas de Jornalismo Esportivo e Marketing Esportivo busca refletir, com profissionais da área, sobre os caminhos e desafios decorrentes dessa nova realidade.

Qual a importância de debater o assunto neste momento em que o Brasil vive a expectativa das Olimpíadas?

Luiz Léo: Ao discutir o fenômeno esportivo sobre as óticas do jornalismo e do marketing esportivo, damos a oportunidade para o aluno ampliar a percepção sobre as mudanças em curso nesses segmentos, porque hoje há uma demanda de produzir conhecimento sobre o esporte. Trazer profissionais de mercado aqui contribui para isso porque a discussão não se torna meramente acadêmica. Eles vêm trazer um pouco da realidade prática, tanto no âmbito da comunicação esportiva quanto do marketing.

Como foi a escolha do tema?

Carauta: Para se ajustarem ao avanço das plataformas digitais, inclusive as móveis, o mercado esportivo e a cobertura jornalística têm buscado novos produtos, novos formatos. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos, que está entre os principais produtos do mercado esportivo, achamos oportuno discutir como as mudanças na produção jornalística e no consumo se materializam no ambiente da Rio 2016.

Como vai ser o desenrolar do debate?

Carauta: O debate será mediado por mim e pelo publicitário Luiz Léo, que ministra a disciplina Marketing Esportivo. Assim, alinhados aos esforços interdisciplinares da Universidade, pretendemos organizar outras iniciativas integradas entre o jornalismo e o marketing esportivo.

Léo: O encontro é aberto não só aos alunos das duas disciplinas como também a todos que têm interesse pelo assunto e por esporte, de uma maneira geral.

Quem são os profissionais convidados?

Carauta: A repórter do canal Sportv Marina Izidro vai contar como o digital já mudou a rotina da cobertura olímpica. Os executivos Álvaro Oliveira Filho, da rádio CBN, e Eduardo Mansell, do diário Lance! , vão explicar como as novas tecnologias têm se refletido na formatação de produtos de informação. E o diretor de comunicação da Confederação Brasileira de Vôlei, Roberto Falcão, ex-gerente de comunicação do Pan 2007, vai detalhar as estratégias do vôlei brasileiro como produto de mídia. Todos os convidados são jornalistas e estão alinhados com a proposta de pensar nos novos caminhos do jornalismo e do marketing dentro do esporte.

Publicada em: 24/06/2016Ver matérias da seção: Entrevista
http://pucurgente.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=10300&sid=9