A primeira Semana do Esporte na Comunicação começa nesta segunda
A Semana do Esporte na Comunicação, uma parceria do Departamento de Comunicação Social com o Centro Acadênico Social, será realizada de 24 a 27 na PUC-Rio. O objetivo é debater questões relacionadas ao jornalismo e marketing esportivo. Para isso, foram convidados especialistas que irão discutir temas como a espetacularização do esporte e o uso das novas mídias no jornalismo e na publicidade. Os professores do Departamento de Comunicação Social farão a mediação dos debates que ocorrerão na sala 102-K na ala Kennedy.
Confira a programação:
De 24/09 a 27/09
Exposição de fotografias e portfólios relacionados ao tema “Esporte” no CACOS (Casa V da Vila dos Diretórios).
Dia 24
'Pontapé Inicial: A copa do mundo de 2014' - seminário organizado pela Vice-Reitoria Comunitária no Auditório do RDC.
Convidados:
· Luiz Léo (Professor de Marketing Esportivo da PUC-RIO)
· Evaristo de Macedo (Ex-jogador de futebol)
· Thiago Bokel, (Lance!)
· Bruno Cortes (SporTV)
Dia 25
Dia do Skate (parceria com a Red Bull)
· 11h: Pistas disponíveis para os skatistas
· 18h: Exibição do filme “Dirty Money”
Dia 26
9h: A espetacularização do esporte: show x informação.
É possível conciliar o show que o esporte proporciona com a informação que o jornalista deve passar ao ouvinte, telespectador ou leitor? Como atuar em grandes eventos como a Olimpíada de 2016 e a Copa de 2014? Como agir, dentro de um espaço de grandes competições, com a necessidade da audiência? Isso prejudica ou inviabiliza o critério esportivo e o conteúdo transmitido?
Convidados para o debate:
· Sidney Garambone (SporTV)
· Maurício Torres ( Record)
· Jorge Luiz Rodrigues (O Globo)
Mediador: Alexandre Carauta
11h: Novas oportunidades proporcionadas pela Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016
Como se dá a qualificação do Marketing esportivo para um evento de grande porte? Como promover as ligas, times e atletas individualmente? Como transformar o atleta na marca que irá representar o país?
Convidados para o debate:
· Jackson Vasconcelos (Diretor de marketing do Fluminense)
· Luiz Paulo Moura (Unilever)
· Fabiano Farah (Marketing do jogador Ronaldo)
Mediador: Luiz Léo
13h: Como as novas mídias mudam a forma de fazer jornalismo
Como lidar com a crossmedia e a transmedia? O que muda na forma de fazer ao vivo? Como lidar com a velocidade de transmissão e alcance sem perder a consistência da informação?
Convidados para o debate:
· Eduardo Tironi (Lance! e ESPN)
· Paulo Júlio Clement (FoxSports)
· Gilmar Ferreira (Rádio Globo)
Mediador: Creso Soares
15h: Internet e as novas mídias para publicidade
O que muda com a adoção de novos formatos e recursos dirigidos à novas mídias? A publicidade se mostra mais efetiva nas redes sociais e tendem à exclusão de antigos meios? Como promover a interação dos meios?
Convidados para o debate:
· Thiago Alves (Diretor de arte da DPZ)
· Raphael Sobral (Esporte Interativo)
· Maurício Portella (Mídias sociais do Esporte Interativo)
Confira a programação:
De 24/09 a 27/09
Exposição de fotografias e portfólios relacionados ao tema “Esporte” no CACOS (Casa V da Vila dos Diretórios).
Dia 24
'Pontapé Inicial: A copa do mundo de 2014' - seminário organizado pela Vice-Reitoria Comunitária no Auditório do RDC.
Convidados:
· Luiz Léo (Professor de Marketing Esportivo da PUC-RIO)
· Evaristo de Macedo (Ex-jogador de futebol)
· Thiago Bokel, (Lance!)
· Bruno Cortes (SporTV)
Dia 25
Dia do Skate (parceria com a Red Bull)
· 11h: Pistas disponíveis para os skatistas
· 18h: Exibição do filme “Dirty Money”
Dia 26
9h: A espetacularização do esporte: show x informação.
É possível conciliar o show que o esporte proporciona com a informação que o jornalista deve passar ao ouvinte, telespectador ou leitor? Como atuar em grandes eventos como a Olimpíada de 2016 e a Copa de 2014? Como agir, dentro de um espaço de grandes competições, com a necessidade da audiência? Isso prejudica ou inviabiliza o critério esportivo e o conteúdo transmitido?
Convidados para o debate:
· Sidney Garambone (SporTV)
· Maurício Torres ( Record)
· Jorge Luiz Rodrigues (O Globo)
Mediador: Alexandre Carauta
11h: Novas oportunidades proporcionadas pela Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016
Como se dá a qualificação do Marketing esportivo para um evento de grande porte? Como promover as ligas, times e atletas individualmente? Como transformar o atleta na marca que irá representar o país?
Convidados para o debate:
· Jackson Vasconcelos (Diretor de marketing do Fluminense)
· Luiz Paulo Moura (Unilever)
· Fabiano Farah (Marketing do jogador Ronaldo)
Mediador: Luiz Léo
13h: Como as novas mídias mudam a forma de fazer jornalismo
Como lidar com a crossmedia e a transmedia? O que muda na forma de fazer ao vivo? Como lidar com a velocidade de transmissão e alcance sem perder a consistência da informação?
Convidados para o debate:
· Eduardo Tironi (Lance! e ESPN)
· Paulo Júlio Clement (FoxSports)
· Gilmar Ferreira (Rádio Globo)
Mediador: Creso Soares
15h: Internet e as novas mídias para publicidade
O que muda com a adoção de novos formatos e recursos dirigidos à novas mídias? A publicidade se mostra mais efetiva nas redes sociais e tendem à exclusão de antigos meios? Como promover a interação dos meios?
Convidados para o debate:
· Thiago Alves (Diretor de arte da DPZ)
· Raphael Sobral (Esporte Interativo)
· Maurício Portella (Mídias sociais do Esporte Interativo)
http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2012/09/23/a-primeira-semana-do-esporte-na-comunicacao-comeca-nesta-segunda-466348.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário